quinta-feira, 8 de março de 2012

Do terceiro dia de trabalho

Fomos ao SOS de Mundi. Como a nossa recepção lá não foi muito boa e a experiência do dia anterior não foi lá essa maravilha, estávamos um pouco mais apreensivos do que o comum. Para a nossa surpresa, eles pareciam estar também, como se estivessem prontos para nos sondar e saber porquês estávamos lá. Apresentamos sobre os nossos países e ensinamos a eles algumas danças. Eu simplesmente amo a dança que Erin ensina. É uma dança formal indonésia e é algo como oração e pedido de proteção e graça a Deus. É linda. Eles tentaram e se acabaram de rir porque a dança é complicada pra caramba. Depois, era minha vez. No da anterior, eu quebrei bem a minha cabeça. Bem, eu não gosto (mais) da música de Michel Teló, não sei dançar forró, lambada, salsa ou afins... O que eu poderia fazer? Bom, a ideia não me agradou muito, mas eu gosto e acho engraçado, então, fiz minha escolha: vou ensinar pagode!!!! Cá entre nós, fiz uma boa escolha. Baixei “Bolimbolacho” que é uma dança tranquila, sem coisas sexuais e é engraçada. Resultado: TODO MUNDO adorou. Erin não para de cantar (do jeito dela, é claro) e Irina tá falando em fazer dessa música o nosso roll call.

Depois, era a vez deles nos ensinar algum música ou dança. Eles nos ensinaram danças típicas da Romênia e, a mais curiosa parte: eles nos ensinaram danças ciganas. Aqui, na Romênia, os ciganos são bastante discriminados ( no Brasil, eles também são). Por isso, achei bastante curioso e interessante. De fato, esse é meu primeiro contato verdadeiro com algo da cultura cigana. Difícil foi sair de lá. Eles não paravam. É bastante interessante ver o resultado de algumas horas de trabalho quando você demonstra querer saber mais sobre uma pessoa e sua cultura. Eles estavam sedentos por mostrar o que eles têm de único e especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário